Nosso Blog

Confira Nossas Dicas Importantes Para O Seu Sucesso ;)

Retrospectiva 2016 para empreendedores

O fim do ano de 2016 está chegando e como o fim de qualquer ano, traz automaticamente uma retrospectiva em muitas pessoas, e em inúmeros aspectos: afetivo, pessoal, familiar e obviamente, profissional/financeiro. Para quem empreende não é diferente. E além de rever o ano que passou, é natural e principalmente necessário projetar o próximo ano.

2016 foi um ano de muita instabilidade em diversos âmbitos. Estamos passando por uma crise política, social e econômica que afeta a todos. Para aquelas pessoas que têm seu próprio empreendimento, o mercado apresentou variadas situações. Alguns sofreram com a crise e se queixaram com a máxima que vem à tona em todo período de instabilidade comercial e que não deixa de ser verdade: "Ninguém compra nada, ninguém investe em nada!", outros conseguiram seguir o caminho oposto: crescer em meio à crise. Este segundo cenário foi possível somente com um estudo detalhado do mercado, um bom plano de negócio e obviamente uma boa ideia. Se você viu alguém "bombar" em 2016 sem estes três pilares, provavelmente foi pura sorte.

Voltando ao papo de fim de ano, algumas reflexões são essenciais neste período para dar mais passos à frente na próxima temporada:

  • Olhe para trás e aprenda com seus erros

Avalie com cautela o que pode não ter sido assertivo para o seu negócio, transforme seus erros em acertos e aprenda com eles, afinal de contas, se você não corrigi-los, eles voltarão no ano que vem, e no próximo e no próximo. E isso pode ser fatal. Então enumere tudo o que pode ter atrapalhado seu negócio neste ano e faça o máximo de esforço possível para ultrapassar cada um desses obstáculos no próximo ano.

  • Otimização de acertos

Se por um lado é importante pensar em corrigir os erros, trabalhar para manter e até potencializar o que você julgou ter sido um acerto neste ano também é uma medida inteligente e até necessária, visto que para fidelizar os seus clientes você precisa continuar prestando bons serviços para eles para que estes se tornem cada vez mais fãs da sua marca, e se isso acontecer, certamente eles não vão pensar duas vezes antes de indicar seus produtos/serviços para outras pessoas. Pense nisso!

  • Será que a sua estratégia financeira está funcionando?

É de conhecimento comum aquela regra básica de economia: "Não gaste mais do que arrecada", mas além disso, analise o seu controle financeiro. Você distribui de forma consciente as receitas que você obtém com seu negócio? Não há uma maneira mais adequada para você cuidar da saúde financeira do dele? Pense bem. Amortizar custos com investimentos, matéria-prima, funcionários e manter a empresa funcionando em tempos de vacas magras pode ser uma boa alternativa para você gerir de forma mais inteligente o seu caixa. Embora, segundo dizem por aí, a pior parte da crise já tenha passado, nunca sabemos o dia de amanhã.

  • Pensamento a longo prazo

É muito natural o imediatismo tomar conta de tudo. Natural porque todos temos compromissos e contas a pagar e eles não esperam nosso empreendimento decolar. Mas não pensar a longo prazo pode fazer você perder competitividade um pouco mais adiante. Seja paciente. Ninguém começa a ganhar dinheiro da noite para o dia e faz isso durar com facilidade. Portanto, como dito acima, planeje e continue trabalhando firme. Sucesso também depende de persistência. Lembra do velho ditado "Difícil não é chegar ao topo, difícil é se manter lá"? Então... Pense na durabilidade que você deseja/precisa para a sua empresa. 

O intuito deste texto é fazer você que é empreendedor pensar  e refletir sobre o passado recente, presente e o futuro do seu empreendimento. Espero ter alcançado este objetivo.

A Mídia Zoom deseja a todos os empreendedores uma boa reflexão, um ótimo fim de ano nos negócios (afinal de contas as vendas de fim de ano sempre causam expectativas) e um ano novo MUITO PRÓSPERO.

Caso queira entrar em contato para conversar sobre o assunto, sinta-se à vontade para deixar seu comentário ou envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Um abraço e até mais! 

 

Você tem uma dica ou uma ideia para compartilhar conosco? Conte-nos sobre isso.

Sobre Nós

Desenvolver soluções funcionais para internet e sob medida para cada cliente, visando maximizar eficiência e qualidade do serviço atingindo desde profissionais liberais até empresas registradas.

INSCREVA-SE AQUI
Mantenha-se atualizado sobre os últimos desenvolvimentos, ofertas especiais, nossas dicas e atualizações do Blog Mídia Zoom ;)